Consultoria Eleitoral

Família Bolsonaro critica a democracia do Brasil desde 1990; relembre

Fala de Carlos Bolsonaro afirmando que país não poderia mudar por “vias democráticas” é mais um episódio na lista de declarações que criticam o regime

João Ker, O Estado de S.Paulo

Na noite dessa segunda-feira, 9, o vereador Carlos Bolsonaro, filho “02” do presidente da República, afirmou em suas redes sociais que o país não poderia mudar “por vias democráticas”. No Palácio do Planalto, dois auxiliares do presidente disseram, sob a condição de anonimato, que o que Carlos fala não se escreve. Um ministro chegou a afirmar que a postagem do vereador “é uma maluquice”.

 

 

Essa, entretanto, não é a primeira vez que um membro da família Bolsonaro expõe publicamente falas ou atitudes consideradas anti-democráticas. Os registros de tais declarações começam ainda na década de 1990. Relembre-os abaixo:

 

 

“Através do voto, você não muda nada no país. Tem que matar uns 30 mil”


Durante entrevista concedida na década de 1990, Jair Bolsonaro afirmou ser favorável à tortura e ao “pau-de-arara”, técnica usada durante a ditadura militar (1964 - 1985). Questionado se fecharia o Congresso Nacional caso um dia caso fosse eleito presidente da República, ele respondeu: “Não há a menor dúvida! Daria golpe no mesmo dia”.

 

Na mesma sequência, ele afirmou: “Através do voto, você não mudar absolutamente nada no Brasil. Só vai mudar quando tivermos uma guerra civil aqui dentro”. Assista abaixo:

 

“Se quiser fechar o STF, manda um soldado e um cabo”


Em julho do ano passado, Eduardo Bolsonaro defendeu que, para “fechar o STF” bastaria “um cabo e um soldado”, e que os ministros não teriam poder “na rua”. A afirmação foi feita para alunos de um curso preparatório para a Polícia Federal, após o filho do então presidenciável Jair Bolsonaro dizer que o Supremo estaria “pagando pra ver”, caso impugnasse a candidatura de seu pai.

 

“Será eles que vão ter essa força mesmo? O pessoal até brinca lá: se quiser fechar o STF sabe o que você faz? Você não manda nem um Jipe, manda um soldado e um cabo. Não é querendo desmerecer o soldado e o cabo. O que é o STF cara? Tira o poder da caneta de um ministro do STF, o que ele é na rua?"


Consultoria Eleitoral

Visite o website: http://consultoriaeleitoral.com